Vitamina C está entre as aliadas à saúde dos olhos

Alimentos ricos em ômega 3 e vitamina C combatem a oxidação do organismo prevenindo diversas doenças nos olhos

A alimentação do indivíduo pode influenciar, e muito, na saúde de seus olhos. Uma dieta rica em frutas, legumes e verduras desde a infância previne o aparecimento de diversos males que podem atingir os olhos e a visão em todas as fases da vida. Isso porque esses alimentos são ricos em Vitaminas A, C e E, que tem poder antioxidante no organismo.

A vitamina C já teve eficácia comprovada contra o desenvolvimento da degeneração macular senil e na prevenção da catarata. Outros estudos mostram que ela reduz a pressão intraocular em doentes com glaucoma. Substâncias também importantes são aluteína e a zeaxantina. Elas estão em alta quantidade na retina, e sua concentração no sangue pode protegê-la de lesões provocadas por certos comprimentos de onda de luz prejudiciais. São encontradas em frutas cítricas, milho, cenoura, espinafre e gema de ovo, entre outros, mas, é preciso ter cuidado com os suplementos vitamínicos.

Pesquisas mostram que, com a idade, doses muito altas de suplementos de vitamina C podem causar o efeito inverso e aumentar o risco de desenvolvimento de catarata. Mulheres só precisam, por dia, de 75mg, e homens de 90mg.

“As verduras, em especial, as folhas de cor verde escura e a vitamina A, têm uma função antioxidante e podem ajudar os pacientes que possuem degeneração macular”, afirma o oftalmologista João Luiz Pacini, do Visão Institutos.

Por isso, o ideal é investir em uma alimentação balanceada. Comer, pelo menos, cinco porções diárias de frutas e legumes é uma forma de atender às necessidades de vitaminas e nutrientes. É importante também a ingestão de alimentos ricos em ômega 3, como peixes, soja e nozes. O ômega 3 preserva os pequenos vasos que irrigam os olhos e se mostra eficaz contra o olho seco.

“Alguns alimentos precisam ser evitados para manter a saúde dos olhos, como: gorduras saturadas, consumo excessivo de sal e açúcar. Muitas pessoas não sabem, mas a visão é afetada, principalmente, pela má alimentação”, adverte o especialista.

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea