Olho Seco

90% dos brasilienses sofrem com olho seco

O que é olho seco?

Olho seco é um termo usado para descrever uma deficiência na qualidade ou quantidade de lágrima produzida pelo organismo, provocando a lubrificação inadequada do olho.

Qual é a função das lágrimas?

As lágrimas fornecem nutrientes e protegem a superfície ocular de infecções e dos efeitos das partículas do ar. Lubrificam e auxiliam na manutenção da superfície transparente e regular da córnea, de forma que a visão permaneça clara e sem distorções.

Como se manifesta o olho seco?

Muitos são os sintomas do olho seco, manifestando-se principalmente pela sensação do corpo estranho, ardor, queimação, irritação, olhos vermelhos, fotofobia, visão borrada que melhora ao piscar, lacrimejamento excessivo e embaçamento, geralmente agravado ao final do dia, em condições de baixa umidade (ex.: ambientes com ar-condicionado ou aquecedor) e desconforto, seja ao assistir à televisão ou durante o uso excessivo da visão de perto (ex.: ler ou trabalhar em computador).

O que pode causar?

Ambiente de clima seco, sol, fumaça de cigarro, poluição, calefação, ar-condicionado e monitores de computador, alguns medicamentos como anti-histamínicos, antidepressivos, anticoncepcionais, etc. Aos 65 anos, o ser humano produz 60% menos lágrimas e a incidência nessa idade aumenta. Mulheres freqüentemente têm esse problema agravado quando estão na menopausa, devido às mudanças hormonais.

Como tratar?

O oftalmologista diagnostica a doença por meio de exames específicos e avaliação do histórico clínico do paciente. Para o tratamento do olho seco são usadas gotas lubrificantes, que agem como substitutos da lágrima e podem ser utilizadas com freqüência. Para alguns pacientes são indicados antiinflamatórios, antibióticos, medicamentos sistêmicos e em certas ocasiões deve-se recorrer a outros métodos terapêuticos, como o fechamento dos condutos de drenagem das lágrimas.

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea