Descolamento de retina

O descolamento de retina pode levar a perda total da visão, se não for tratado por um especialista

Descolamento de retina é uma enfermidade do olho caracterizada pela separação das camadas foto-sensível (H) e de suporte e nutrição da retina(F). Usualmente causada por trauma ou por uma existência prévia de uma pequena ruptura na camada foto-sensível por onde o fluído intra-ocular (A) entra e força a separação das camadas F e H, ou pela sucção sucção exercida pelo fluido intra-cocular na parte foto-sensível da retina,  o que é mais comum em pessoas idosas.

Doenças que  predispõem um descolamento da retina

  • A degeneração em palissada da retina ocorre em 6% a 8% da população.

  • A miopia elevada (maior que 5 ou 6 dioptrias) aumenta o risco de um descolamento da retina. De facto, o risco aumenta 2,4% em comparação a uns 0,06% de risco para um olho normal de uma pessoa com 60 anos. (Dioptrias são unidades de medida) Cirurgia da catarata ou outras operações pode incrementar o risco nos pacientes com o miopia elevada.

  • Os pacientes com Glaucoma têm um risco aumentado de desenvolver um descolamento da retina.

Fatores que estão associados ao descolamento da retina

  • O traumatismo como um murro, ou um ferimento penetrante por um objecto afiado podem conduzir a um descolamento da retina.

  • Um descolamento da retina não traumático parece indicar uma tendência (herdada) genética para desenvolver descolamentos da retina.
    Em cerca de 5% dos pacientes com um descolamento da retina num olho, que não seja causado por trauma ocorre subsequentemente no outro olho. Assim o segundo olho de um paciente com um descolamento da retina deve ser examinado e seguido com atenção, pelo paciente e pelo oftalmologista.

  • diabetes pode conduzir a um tipo de descolamento da retina causado por tracção na retina, sem rasgadura.

Sintomas

Acompanhada de vários sintomas como flashes de luz, manchas escuras em movimento, e perda parcial de visão. As manchas escuras são conhecidas como moscas volantes. Sua percepção não determina o Descolamento de retina, o que realmente o determina é seu aumento desenfreado seguido do surgimento de pequenas manchas, em tom roxo, nas regiões periféricas da visão.

Tratamento

Se não tratada imediatamente geralmente leva a perda total de visão.

Um oftalmologista especializado em retina  deve ser consultado o mais rápido possível. O tratamento pode incluir a utilização de laser, e várias técnicas cirúrgicas específicas

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea