Degenaração Macular Relacionada à Idade - DMRI

É comum em pacientes com mais de 50 anos e chega a atingir, em todas as suas formas, mais de 30% dos pacientes acima de 80 anos. A falta de tratamento pode levar à cegueira.

O que é?

A Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ou Age Related Macular Degeneration (AMD) é uma condição freqüentemente relacionada ao envelhecimento, de causa desconhecida, na qual ocorre crescimento anormal dos vasos sangüíneos sob a retina especificamente sob o tecido da coróide. A mácula é afetada e o resultado é a baixa súbita ou progressiva da visão central. É comum em pacientes com mais de 50 anos e chega a atingir, em todas as suas formas, mais de 30% dos pacientes acima de 80 anos. A falta de tratamento adequado pode levar à cegueira.

Visão afetada pela DMRI

A Degeneração Macular Relacionada à Idade ocorre de duas formas: a exudativa (úmida) e atrófica (seca). Ainda que em sua manifestação atrófica (cerca de 85 a 90% dos casos) a doença não pode ser tratada, geralmente não provoca grandes danos a visão. Já a forma exudativa (10 a 15% dos casos) causa vazamentos de líquidos e, em alguns casos, hemorragias sob a retina, chegando até mesmo a descolá-la. Esta forma de doença é mais grave e pode levar a perda total da visão.

TESTE DMRI

Olhe fixamente no ponto central da figura.Caso você perceba as linhas retas arredondadas, distorcidas ou borradas, pode significar o início de um problema na mácula (região central da visão). Neste caso, também é necessário procurar seu oftalmologista.

Tratamento com Lucentis traz bons resultados!

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea