Cirurgia Catarata - Facoemulsificação

Anestesia tópica, técnica avançada e equipe especializada. Essa combinação proporciona aos pacientes rápida recuperação e uma visão melhor do que tinham, antes de desenvolverem a catarata

Centro de catarata - Visão

Chefiado pelo Dr. João Luiz Pacini Costa, nosso Centro de Catarata conta com os mais modernos equipamento de diagnóstico e cirúrgicos para o tratamento da catarata.

Além de tecnologia de ponta, contamos com profissionais altamente qualificados para execução do tratamento, são eles:

  • Dr. Bruno Prietto
  • Dr. Emerson Dutra
  • Dr. João Luiz Pacini Costa
  • Dra. Silvia Costa Crispim de Sousa
  • Dr. Luis Fernando Rabelo

 

A cirurgia

A cirurgia de catarata é realizada no ambulatório e pode levar apenas alguns minutos. Geralmente, logo após a cirurgia os pacientes recebem alta e vão para casa, evitando a inconveniência das despesas hospitalares.

Técnica

A catarata é removida por meio da facoemulsificação ou cirurgia com pequena incisão. Usando, apenas, anestesia tópica(colírios) faz-se uma incisão em degrau de cerca de 2,5 mm na esclera (parte branca do olho) ou na córnea clara (logo acima da área onde a córnea encontra a esclera) . Com o ultra-som, a catarata é fracionada em partículas microscópicas  aspirada. Em seguida, para compensar a remoção do cristalino, é implantada uma lente intra-ocular (LIO).  A incisão em degrau faz com que o olho permaneça completamente selado pela pressão natural externa.

Benefícios

A anestesia tópica e a incisão auto-selante trouxeram a cirurgia de catarata a um nível mais alto.  Com o colírio anestésico não há necessidade da dolorosa injeção de anestesia, a qual retarda a restauração da visão e pode causar inchaço e descoloração da pele.

Muitos pacientes são capazes de ver nitidamente logo após a cirurgia. Atualmente, na maioria dos casos, é possível retornar às atividades como ler e dirigir, em curto espaço de tempo.

Lentes intra-oculares

Hoje existem lentes capazes de corrigir todos os erros refrativos, possibilitando assim a dispensa do uso de óculos de grau.

Lente implantada substituindo o cristalino. Essa lente é definitiva,
portanto a sua escolha de ser criteriosa.

Recuperação

As pessoas têm diferentes períodos de recuperação, mas de acordo com a Sociedade Americana de Catarata e Cirurgia Refrativa (EUA), 98% dos pacientes apresentam melhora da visão após a cirurgia. Uma visão melhor do que os pacientes tinham, antes de desenvolverem a catarata.
Uma vez removida, a catarata não voltará.
Nos casos em que ocorrer o embaçamento da membrana atrás da pupila, após a cirurgia, pode-se realizar um tratamento rápido e no consultório, com o YAG LASER.

 

Veja também:

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea