Blog

Medidas simples para uma boa visão

por Marketing última modificação 10/08/2016 10h14

Suflê de cenoura

Alguns alimentos são fundamentais para vitalidade da visão, e a cenoura é um deles, ela contêm carotenoides, substância que previne a deterioração da mácula.

Vejam uma receita simples do suflê de cenoura: 

Ingredientes:

  • 2 cenouras cruas em rodelas;
  • 2 ovos;
  • 1/2 copo de água ou leite desnatado;
  • 1 colher sopa de farinha de trigo ou amido de milho;
  • sal à gosto;
  • 3 colheres sopa de queijo ralado (opcional)

Modo de Preparo

Bata tudo no liquidificador. Depois despejar em refratário untado e leve ao forno médio até dourar (45 minutos). Fica uma delícia, é pouco calórico e  saudável. 


Exercícios para relaxamento dos olhos

por Marketing última modificação 14/07/2016 17h55

 

Alguns exercícios de relaxamento podem ajudar muito quem possuí vista cansada e presbiopia. Eles não tomam muito  tempo, e  podem ser feitos em qualquer lugar, ajudam na concentração e melhoram a qualidade em frente ao computador. 

Confira: 

1 - Sente-se confortavelmente, descanse os braços sobre uma superfície plana, feche os olhos e coloque as palmas de suas mãos sobre os olhos. Ficará completamente escuro. Agora respire lenta e profundamente por um ou dois minutos. Depois de ter feito isso, lentamente tire as mãos e abra os olhos novamente.

2 - Sente-se confortavelmente em um banco e mantenha a cabeça reta. Em seguida, olhe o mais longe que pode em quatro direções, dois ou três segundos em cada uma: para cima, para baixo, esquerda e direita. Repita três vezes. Importante: mexa apenas os olhos, não a cabeça.

3 - Uma massagem suave é muito relaxante para os olhos. Usando as pontas dos polegares, massageie  a área abaixo do sobrancelhas - a partir da parte superior do nariz até a borda externa da pálpebra - em movimentos circulares.

4- Outra maneira de relaxar e tonificar nossa musculatura ocular consiste em salpicar nossos olhos fechados com água fria. Podemos fazer isso quando quisermos, ao longo do dia, e será especialmente efetivo quando nós sentirmos que nossos olhos estão avermelhados ou com muito calor.

 Viu só? Exercícios simples que melhoram a qualidade da sua visão. 

 Fonte: Web 


Cisco no olho

por admin última modificação 30/05/2016 05h54

Poeira, ciscos e estilhaços podem entrar nos olhos e causar desde uma irritação até uma lesão permanente, em função da velocidade com que o corpo estranho chega até o olho, do tipo de substância e também do ponto em que ele se localiza no globo ocular. Viajar em alta velocidade de moto ou bicicleta e trabalhar em linha de produção industrial ou na construção civil, são situações de risco para acidentes oculares por corpo estranho.O uso de óculos protetores é fundamental em tais atividades.

Se o cisco estiver em cima da parte colorida do olho, não se deve mexer. Procure imediatamente atendimento médico. Já quando for um simples cisco na pálpebra inferior, poderá ser retirado cuidadosamente com um cotonete, ou a ponta de um lenço limpo.

Fonte: CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)


Dieta que faz bem aos olhos

por admin última modificação 03/06/2016 00h56

Alimentos que têm o poder de melhorar a visão

A saúde dos olhos está diretamente ligada à saúde do corpo, por isto, os nutrientes ingeridos são fundamentais para a vitalidade da visão. Veja a tabela de alimentos e seus benefícios.

 

 

Fonte: CBO (Conselho Brasileiro de Oftalmologia)


Metade do planeta sofrerá de algum grau de miopia até 2050

por admin última modificação 03/06/2016 01h08

Lá pelo ano 2050, metade do planeta vai sofrer de vista curta – ou, como os oftalmologistas preferem, de algum grau de miopia. Um quinto dessas pessoas terá risco maior de sofrer de cegueira total e permanente de acordo com estudo do Instituto da Visão Brien Holden publicado na revista Ophthalmology.

No relato, autores observam que a onda de pessoas que se esforçam para enxergar longe aumentará cinco vezes a incidência de miopia em comparação aos anos 2000 e se tornará um grande problema de saúde pública.

O aumento estrondoso dos míopes não é novidade. Metade dos adultos dos Estados Unidos e da Europa sofre de algum grau de miopia (o dobro em 50 anos); na China,96% dos jovens do sexo masculino de 19 anos têm miopia (aumento de 10 a 20% em 60 anos). Ano passado, pesquisadores calcularam que um terço da população do planeta será míope até o fim da década.

A rotina da maioria das pessoas, não é muito boa para a saúde ocular. Há, pelo mundo, muitas pessoas que passam horas de olhos grudados nas telas e tantas outras que não ficam tempo suficiente ao ar livre. Esses dois fatores, afirmam os cientistas, são os principais no aumento da incidência de míopes. "Considera-se amplamente que o aumento projetado para a miopia e a alta miopia ocorra por meio de fatores ambientais (externos), principalmente mudanças no estilo de vida como resultado de uma combinação da diminuição de tempo passado ao ar livre e aumento de atividades semelhantes ao trabalho, dentre outros fatores", relatam os autores dos estudo.

Fonte: http://motherboard.vice.com/



Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea