Blog

Futebol e Visão

por admin última modificação 03/06/2016 23h42

Por que devo cuidar da minha retina em época de Copa do Mundo?

Verde, amarelo, emoção, gol... Essas são somente algumas das inúmeras palavras relacionadas ao momento em que o Brasil se encontra: Copa do Mundo! Entretanto, sabemos que mesmo com o calor do momento, certos cuidados não podem deixar de existir, independente da copa ou de um simples jogo de futebol de rua, e um deles, se encontra no nosso próprio corpo.

A retina, o tecido nervoso localizado no fundo do olho, pode ser impactado por diversos motivos, sendo que o descolamento de retina, uma das causa de cegueira, muitas vezes é desencadeada pelo trauma contuso por uma bola de futebol. Os principais sintomas de um possível descolamento de retina são as fotopsias (flashes de luz parecidos com as de câmeras fotográficas) e moscas volantes, associados à uma baixa súbita de visão.

Doutor, então todas as vezes que ocorrer um trauma no meu rosto vou descolar a retina? Não.

Existem pessoas com maiores riscos de descolar a retina, como os pacientes com alta miopia, entretanto, pessoas saudáveis também podem sofrer desse mal. Portanto, a dica é curtir bastante esse momento único no mundo, não deixar de torcer e nem vibrar com a nossa seleção, mas sem se esquecer dos cuidados com a saúde ocular.

E não deixem de procurar imediatamente um oftalmologista caso os sintomas citados anteriormente venham a ocorrer.

 

Texto: Dr. Adelmo Jesus - Visão Institutos Oftalmológicos


Maquiagem prejudica a Visão?

por admin última modificação 03/06/2016 23h45

Toda mulher gosta ou gostaria de ter belos olhos marcantes e irresistíveis. Inúmeros produtos de beleza são usados, de diferentes marcas e estilos. Além disso, não podemos nos esquecer, que não importa a idade, a maquiagem na área dos olhos sempre será lembrada. Mas será que produtos de beleza podem prejudicar os olhos e a Visão?

Portanto, veja abaixo alguns cuidados:

-  Não empreste ou use emprestado produtos de maquiagem, pois pode causar conjuntivites  e inflamação ocular crônica.

-  Retire por completo a maquiagem de olhos e da face ao final do dia, com produtos demaquilantes.

- Não deixe acumular restos de maquiagem de um dia para outro, isso pode causar blefarite e terçol (hordéolo).

- Observe a data de validade de seus produtos de maquiagem, isso pode ser um fator causador de alergias, conjuntivites, irritação ocular, descamação da cutânea, blefarite e terçol.

- Atenção especial para o uso de rímel a prova d’água ,pois geram resíduos interciliares e portanto precisam ser completamente removidos.

Enfim a maquiagem não causa cegueira, glaucoma e nem catarata ,mas seu uso inadequado pode causar prejuízos à saúde ocular.

 

Texto: Dr. Denise Alvarenga - Visão Institutos Oftalmológicos


Tire dúvidas sobre a saúde dos olhos com nossos médicos

por admin última modificação 03/06/2016 23h48

O Blog tem o intuito de trazer a você mais informações a respeito da saúde ocular de forma mais leve e fácil. Mais um meio que utilizaremos para informá-lo sobre cuidados, prevenção e tratamentos oftalmológicos.

O conteúdo será escrito pelos renomados oftalmologistas do Visão, além de dicas e curiosidades publicadas pelo marketing da empresa. Porém, é importante reforçar que este espaço é voltado para que você possa deixar comentários, sugestões, dicas e temas a serem abordados pelos nossos médicos.

Além do blog, você também poderá entrar em contato conosco através do e-mail: mkt@visaoinstitutos.com.br, encaminhando sugestões. Não se esqueça de sempre se identificar para podermos retornar assertivamente.

Contamos com a sua colaboração e participação!



Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea