Blog

Cirurgia de Catarata a laser

por admin última modificação 03/06/2016 22h00

 

A Cirurgia de Catarata evoluiu e agora já pode ser feita por laser de Femtosegundo.

Esta tecnologia, já disponível no Visão Institutos Oftalmológicos, é o mais moderno tratamento para Cirurgia de Catarata disponível no mundo. O nosso equipamento, LENSX-ALCON já é aprovado no FDA americano e pela ANVISA no Brasil.

O laser de Femtosegundo automatiza os procedimentos manuais da Cirurgia de Catarata, proporcionando mais precisão, centralização da lente intraocular e um resultado final mais previsível e rápido.

Neste procedimento a laser, as etapas mais difíceis, são guiadas por tomografia de coerência ótica, sendo as imagens capturadas continuadamente em 3 dimensões. Com o laser de femtosegundo a abertura do cristalino, sua fragmentação e a incisão da córnea são realizadas com total precisão.

Na técnica convencional estas importantes etapas são feitas com bisturi e instrumental cirúrgico manualmente.

O LENSX automatiza as etapas mais difíceis da Cirurgia de Catarata que é realizada manualmente pela técnica convencional, dispensando o uso de bisturi e alguns instrumentais cirúrgicos. Este procedimento a laser é uma tecnologia que proporciona mais segurança e bons resultados na correção dos vícios refracionais (miopia, astigmatismo, hipermetropia) após a Cirurgia de Catarata. As lentes multifocais implantadas na cirurgia de catarata com LENSX tem  melhor centralização e os pacientes operados com esta técnica tem tido excelentes resultados.

Clique e veja como é o procedimento:


O que é fotofobia?

por admin última modificação 03/06/2016 22h05

Fotofobia é um desconforto específico dos olhos causados pelo excesso de claridade incidindo sobre eles. Na verdade, esse excesso de claridade é relativo e muitas vezes acontece mesmo num nível de iluminação considerado normal pela maioria das pessoas, devido a uma hipersensibilidade das células sensoriais da retina à luz.

Quais são as causas da fotofobia?

A fotofobia pode ocorrer em qualquer idade. Em muitos casos ela não está relacionada a nenhuma doença e pode ocorrer em situações fisiológicas como exposição à luz muito intensa, permanência em longo período em ambiente escurecido, manutenção dos olhos fechados por muito tempo. No entanto, muitas doenças podem causar fotofobia grave e ocasionar dor intensa nos olhos, mesmo com claridade relativamente baixa.

O ideal é que seja descoberto se a dor nos olhos e sensibilidade à luz pode ser fotofobia, a visita anual ao oftalmologista previne possíveis doenças oculares e esclarecem inúmeras dúvidas.

Fonte: Minha Vida/Saúde


Ilusão de luminosidade

por admin última modificação 03/06/2016 22h10

O fenômeno é razoavelmente conhecido como “ilusão de luminosidade”, e explicado nessa imagem clássica, tirada da Wikipédia:

Na foto, A e B têm a mesmíssima cor. Mas o que está em volta faz a parte do cérebro responsável por formar a imagem presumir a cor “certa”. Afinal, o que vemos normalmente na nossa vida na verdade é uma aproximação da realidade. Explica a Wikipédia (baseada neste artigo do MIT):

“É uma “ilusão” que mostra o sucesso do sistema visual. Não é um bom medidor de luz, mas esse não é o seu propósito: se o sistema visual se baseasse apenas na luminância, não distinguiríamos uma superfície branca mal iluminada de uma superfície negra muito iluminada. A capacidade que o sistema tem para o fazer é aquilo a que se chama a “constância da luminosidade”.

A explicação mais longa é que o olho humano foi adaptado para enxergar com a luz natural. E nós estamos o tempo todo “descontando” a variação de cor da luz solar, do alaranjado pela manhã, ao dourado do meio-dia, ao azulado-lilás de tardinha, para tentar formar algo próximo da cor real. “Então as pessoas ou tentam descontar o lado azul, o que no caso faz elas perceberem o vestido como branco e dourado, ou descontar o lado dourado, o que no caso faz você chegar ao azul e preto”, disse Bevil Conway, neuroscientista da Wellesley College nos EUA, que estuda a visão, à Wired.

Ele e outros cientistas confirmaram que o escândalo do vestido foi um fenômeno de viés de percepção visual bastante único. E seria só mais um entre vários (lembra das lhamas em fuga, no mesmo dia?), se não fosse o fato de que, com as redes sociais, todo mundo estava olhando para a mesma imagem, e discordando. Aí deixou de ser só uma curiosidade científica para ser uma amostra inequívoca do alcance global das bobagens virais, os memes, que se formam e morrem todo dia. E, cá entre nós, poderia ser bem pior. Ninguém brigou de verdade, e acabamos aprendendo uma informação científica de bônus.

Fonte: Notícias Yahoo


Não descuide da saúde ocular infantil

por admin última modificação 03/06/2016 22h20

Neste inicio de ano letivo, os pais devem prestar atenção aos sinais de problemas que, geralmente, aparecem antes da alfabetização. Na sala de aula ou durante o horário do recreio, os professores também podem observar sinais de que os alunos apresentam algum problema de visão e devem passar por uma consulta oftalmológica.

Veja, a seguir, a lista de sinais mais comuns de que a criança pode apresentar algum problema de visão:

1. Estudantes com alguma deficiência visual costumam apertar ou esfregar os olhos com frequência, vivem com os olhos irritados, avermelhados ou lacrimejando e piscam muito ou franzem a testa para olhar à distância;

2. Estas crianças podem também se queixar de tonturas, náuseas, dor de cabeça ou sensibilidade excessiva à luz;

3. Crianças míopes não enxergam bem de longe e, por isso, podem evitar atividades esportivas que exijam esta habilidade;

4. Crianças que andam com cuidado excessivo, esbarram ou tropeçam com facilidade também podem apresentar algum tipo de deficiência visual.

Preste bastante atenção nos hábitos do seu filho, para que seja possível identificar, o quanto antes, qualquer tipo de doença ocular.

 

Fonte: Guia da Visão


Cuide do corpo, mas não descuide da saúde

por admin última modificação 03/06/2016 22h24

Algumas dietas prejudicam o corpo e até mesmo a visão

Começa um novo ano e pipocam dicas e soluções rápidas para eliminar os excessos do Natal e do réveillon. Por isso, fique atento as dietas de desintoxicação, pois algumas delas, se feitas de forma errada podem prejudicar o seu organismo, já que, uma alimentação balanceada é fundamental para manter uma vida saudável.

Nosso médico, Dr. Daniel Barra, comenta que dietas muito restritivas podem comprometer a visão. “As células oculares só se multiplicam e trabalham corretamente se forem bem nutridas”, explica.

Além disso, o especialista comenta que vitaminas são essenciais para a manutenção da visão. Porém, muitas substâncias não são produzidas pelo corpo. “É por isso que a alimentação é tão importante para os olhos, pois estas vitaminas podem ser obtidas por meio de comidas”, esclarece Dr. Daniel Regis Barra.

A falta de determinados nutrientes no organismo pode ocasionar problemas sérios de visão. “O paciente pode começar a ter dificuldades para enxergar, principalmente, no escuro”, conclui.



Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea