Blog

Células em nossos olhos?

por admin última modificação 03/06/2016 08h32

Você já se perguntou quantas células você tem nos olhos?

De acordo com especialistas, nossos olhos possuem mais ou menos 100 milhões de células, capazes de captar luz. Um décimo delas trabalha na captação da cor e o resto cuida mais do preto e do branco.

Bacana, né?

Fonte: web


Seus olhos são desta cor?

por admin última modificação 03/06/2016 11h44

A primeira pessoa a ter olhos azuis viveu há mais ou menos 10 mil anos atrás.

Assim, se você tem os olhos dessa cor, acaba sendo, em algum nível, parente de todas as outras pessoas com olhos azuis no planeta.

Esta você não sabia, né?

Fonte: Web


Mudança de cor

por admin última modificação 03/06/2016 11h47

Você deve conhecer alguma pessoa que parece ter olhos que mudam de cor.

Esse estranho fenômeno não é apenas uma impressão, pois nem sempre os mesmos pigmentos estão presentes na mesma quantidade no olhos.

Assim, dependendo do dia e da iluminação, a cor dos olhos de uma pessoa pode variar. Isso é mais notável em pessoas com olhos claros.

Fonte: web


Melanoma de Coróide

por admin última modificação 03/06/2016 11h50

 
O melanoma de coróide é o tumor primário intra-ocular, mais comum em adultos, com incidência calculada em 6 casos para cada 1.000.000 de habitantes, incide igualmente em homens e mulheres, entre os 45 e 60 anos de idade.

Geralmente é assintomático, mas pode se manifestar com queda da visão, caso apresente-se associado a descolamento da retina, ou quando ele é muito grande produzindo uma sombra na visão.

Os exames oftalmológicos básicos para o diagnóstico são: Retinografia, Ultra-som e Mapeamento da retina. É um tumor grave que pode causar metástases no fígado, cérebro ou pulmões, por esse motivo, deve-se realizar mapeamento do abdôme, tórax e crânio, pela tomografia e ressonância magnética.

Texto: Dr. Kim Pereira
- oftalmologista Visão Institutos Oftalmológicos

Mudanças de hábitos rotineiros podem indicar problemas na visão

por admin última modificação 03/06/2016 11h52

Pessoas com mais de 40 anos, devem estar atentos aos sinais que os olhos expressam, como perda de visão, abandono de hábitos rotineiros (leitura e assistir televisão) e quedas. Sinais como os citados, podem estar relacionados as alterações do campo de visão.
 
Com a idade, os problemas relacionados  a  visão se tornam mais comuns. Dentre os mais frequentes, encontram-se:
 


Deve-se procurar o oftalmologista anualmente para avaliação e diferenciação do processo normal de envelhecimento de condições patológicas, facilitando a descoberta e o tratamento precoce de doenças que possam lesar a qualidade visual, prejudicando, consequentemente, sua autonomia e convívio social com familiares e amigos.

Texto: Dr. Gabriel Cendron oftalmologista Visão Institutos Oftalmológicos



Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea