Tabagismo e alcoolismo causando baixa de visão

 

Os hábitos de uma pessoa podem predizer muito sobre seu estado de saúde. Uma pessoa que pratica atividades físicas regularmente e possui alimentação equilibrada, muito provavelmente tem um excelente estado geral de saúde. Já uma pessoa sedentária e cheia de vícios nocivos tem grandes chances de adquirir doenças que comprometerão sua saúde de maneira irreversível.
 


A grande preocupação em relação a hábitos de vida em países desenvolvidos (com baixa criminalidade e bons índices de desenvolvimento), são as drogas lícitas. Álcool e tabaco, apesar de legalizados, não deixam de ser drogas que podem prejudicar o organismo do seu usuário levando a problemas visuais irreversíveis.

Inúmeros estudos em pessoas que apresentaram baixa de visão súbita e irreversível sem causa aparente, tiveram em comum nos seus resultados o hábito de consumo de álcool em grandes quantidades. A neuropatia óptica, como é conhecido este quadro, apresenta alterações do aspecto do nervo óptico com a perda da cor saudável desta estrutura.

Este quadro pode ser avaliado na consulta oftalmológica através do exame de fundo de olho e, se não tratado a tempo, pode levar a cegueira em ambos os olhos.

Já o tabagismo, tão famoso por doenças como infarto ou câncer pulmonar, pode também causar sério comprometimento visual. A Doença Macular relacionada a Idade (DMRI) é a maior causa de perda visual irreversível em países industrializados.

Apesar de ser uma doença multifatorial, sabe-se que o tabagismo dobra a chance de evolução da DMRI. Além disto, o tabagismo tem grande associação com outras doenças oculares graves,  como oclusões de veias e artérias da retina, que causam a morte das células deste tecido resultando em perda visual irreversível.

Abandonar vícios nocivos e iniciar hábitos saudáveis como atividades físicas, alimentação balanceada e visitas regulares ao seu oftalmologista, podem aumentar muito as chances de se viver bem, por mais tempo e enxergando melhor ainda!

Texto: Dr. Vitor Lim - Visão Institutos Oftalmológicos

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea