Por que choramos?

 

O choro é uma experiência muito normal: choramos quando estamos tristes, podemos chorar quando estamos muito alegres, quando sentimos saudades, quando cai um cisco no nosso olho ou mesmo quando estamos gripados.

As lágrimas saem dos nossos olhos principalmente quando estamos tristes, não é mesmo? Isso ocorre porque uma área do nosso cérebro, chamada sistema límbico, passa essa informação de tristeza pra frente, até ela chegar à estrutura que fabrica as lágrimas - a glândula lacrimal. Essa glândula é um saquinho formado de células que produzem a lágrima e que ficam bem próximas dos nossos olhos.   

Agora, é importante saber que nossos olhos produzem lágrimas o tempo todo. Você deve estar se perguntando: “então por que não escorre lágrima dos nossos olhos sempre?”. Isso não acontece porque existe um canal, uma espécie de canudinho, que liga nossos olhos ao nariz, e as lágrimas normalmente escorrem por esse canal e vão direto para a nossa garganta! Quando estamos tristes produzimos mais lágrimas do que pode escorrer pelo canal e elas acabam derramando, e assim choramos.   

Além disso, quando estamos resfriados ou com alergia, o catarro acaba fechando essa passagem e a lagrima derrama novamente, como se estivéssemos chorando, certo? Agora quando alguma coisa, como um cisco, cai em nossos olhos, produzimos mais lagrimas para tentar limpá-los. Na verdade o corpo faz isso o tempo todo porque a lágrima é que evita que nossos olhos ressequem, mantendo-os sempre hidratados e limpinhos. Isso é porque, além de água, existe uma substância chamada lisozima que ajuda a limpar as impurezas dos olhos e evita que eles se machuquem. Não é legal?

Fonte: Super Interessante.

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea