Olhos vermelhos em fotografias

Você já se perguntou qual o motivo de, às vezes, aparecermos com os olhos vermelhos nas fotos? Este fenômeno, que acaba sendo corrigido por filtros e outros recursos tecnológicos de câmeras e smartphones, costumava ser um problema na época do filme analógico. Mas, por que ficamos com os olhos vermelhos ao tirar fotos?

A pupila dos nossos olhos funciona de forma semelhante a uma máquina fotográfica: ela se abre e se fecha dependendo da quantidade de luz à qual você está exposto. Então, quando estamos em um lugar escuro, as nossas pupilas se dilatam o quanto podem para permitir que entre mais luz e, assim, possamos enxergar. Geralmente, é nestas situações de pouca luz que é empregado o uso do flash da câmera.

Quando o flash dispara, as pupilas continuam dilatadas, por conta da pouca luz até o momento. O vermelho que vemos nada mais é do que o sangue responsável pela oxigenação da retina, que fica em maior evidência por conta da forte luz do flash.

Nos animais como os cães, gatos e os cavalos o brilho branco, amarelo ou verde refletido nos olhos é causado pelo tapetum lucidum, uma camada reflexiva especial na retina dos olhos de muitos animais. Quando a luz brilha no tapetum lucidum, faz com que a pupila ‘brilhe’ em uma grande variedade de cores, devido à camada reflexiva na parte de trás de seus olhos.

Fonte: revistavivasaude.uol.com.br

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea