Células tronco para tratamento de doenças oculares

A busca de tratamentos para as doenças sempre foi o pilar dos pesquisadores na área de saúde. Atualmente a pesquisa com células tronco é assunto de grande relevância no Brasil e no mundo.

O olho é um órgão, em que há uma dedicação especial para isto, já que existem inúmeras doenças que evoluem com perda parcial ou total da visão, sejam elas de caráter genético como a retinose pigmentar, metabólico como a retinopatia diabética ou cicatricial como a degeneração macular relacionada a idade (DMRI), resultando em dependência e baixa qualidade de vida.

Estudos realizados em diversas partes do globo terrestre obtiveram resultados favoráveis em cobaias, mostrando que existe uma boa perspectiva futura para esse tratamento. Entretanto, como são tratamentos experimentais, não possuem nenhuma comprovação cientifica aprovados por comitês de ética medica. Dessa forma mais estudos serão necessários até que se prove que o tratamento com essas células realmente é eficaz e seguro, podendo assim ser utilizado com segurança em seres humanos, trazendo a melhora parcial ou total de um sentido tão essencial em nossas vidas: a visão.

 

Texto: Dr. Adelmo Jesus dos Santos - Visão Institutos Oftalmológicos

Contato Imprensa Mapa do Site Acessibilidade
João Luiz Pacini Costa - Oftalmologista - Diretor Técnico Médico - CRM 3862-DF
Plone® powered | design Tânia Andrea